Formatação física e formatação lógica


A formatação de um disco divide-se em duas partes: a formatação física e a formatação lógica. A formatação física, também chamada de baixo nível, envolve a criação de setores físicos no disco. Os setores são criados completos, com marcas de endereçamento e com a porção de dados estabelecida e preenchida com dados fictícios.

A formatação lógica é a conversão de um disco para os padrões do sistema operacional. Quando o disco é formatado para o DOS, por exemplo, cria-se nele uma estrutura que o DOS possa percorrer e compreender. Ou seja, quem manda na formatação lógica é o sistema operacional e o disco acaba sendo "propriedade" deste sistema operacional.

Tanto no DOS, quanto em outros sistemas operacionais, o primeiro setor da primeira trilha da face zero fica reservado para o boot: é o chamado registro de partida ou setor de boot. Neste setor fica um pequeno programa, cuja única finalidade é carregar o sistema operacional na memória.
Curiosidade

Você sabe de onde vem o termo "boot"? Ele se origina da expressão "pulling oneself up by the bootstraps", que significa "por-se de pé puxando os cordões das próprias botas". É como o sistema operacional é erguido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares