como funciona o leitor de cd

O primeiro dispositivo que permitiu a gravação do som e sua reprodução foi o fonógrafo deEdisom, em 1877, no qual as ondas sonoras que chegavam a um diafragma faziam vibrar uma agulha, marcando uma ranhura de profundidade variada num cilindro que girava e queestava revestido com uma lâmina metálica. O cilindro, que deveria ser girado a mão,funcionava com uma agulha unida a um diafragma. Em 1887, Emile Berliner desenvolveuo gramofone, que utilizava discos em vez de cilindros; a grande vantagem deste aparelhoera que os discos podiam ser produzidos em massa a partir de um "modelo". Em 1948, odisco "longa duração" (long-play, em inglês), melhorou a qualidade do som e estendeu otempo de reprodução para mais de 20 minutos por lado. Mas apesar das assombrosasmelhorias na fidelidade, que surgiram graças às gravações e às reproduções elétricas e aosnovos materiais dos discos, as vendas caíram nos anos 80. Inicialmente, isto deveu-se àcrescente popularidade do cassete, e depois ao CD digital.
Os reprodutores digitais foram desenvolvidos por profissionais até final dos anos 70 numesforço para melhorar a qualidade da fidelidade e da duplicação, e para reduzir o ruído.Para os consumidores, a revolução digital chegou sob a forma de CD. Diferente da fitaanalógica, o CD oferece um acesso aleatório, o que significa que pode-se acessar diretamente às pistas no meio do disco sem ter que buscar em pistas prévias.
CD é a abreviação, em inglês, de disco compacto. Compacto porque é capaz de armazenar mais informações num espaço bem menor do que os discos de vinil. No entanto ele ésemelhante aos já antigos discos de vinil. Nos discos de vinil, uma agulha percorre sulcos, reproduzindo mecanicamente os sinaiseletrônicos que os geraram. No CD, em vez de sulcos, existe uma seqüência de traços comum milésimo de largura e profundidade igual a um sexto dessa largura. As informações sãogravadas por traços. A medida do comprimento de cada traço corresponde a cadainformação. Não existe contato mecânico com esses traços: a leitura é feita por umfiníssimo feixe de laser de 0,0009 mm. Esse feixe focaliza a linha tracejada no disco e sereflete. O feixe refletido é separado do incidente e dirigido a um conjunto de detectores.Dessa forma, esses detectores podem "medir" o comprimento dos traços, tornando possívela leitura da informação, além de manter o feixe na trilha correta. Os CDs podem reproduzir qualquer sinal "digitalizado", ou seja, transformado em dígitos binários.(Alberto Gaspar, Do Eletromagnetismo à Eletrônica, Editora Ática)

Um comentário:

  1. muito bom!!! Ultilizei para revisar um assunto que cairá na prova. hj a noite. obrigado bem similar ao passado em sala..

    ResponderExcluir

Postagens populares