Quais sao as diferencas entre cartoes de memoria

Espaço é algo cada vez prezado no mundo eletrônico. Em computadores, celulares, câmeras digitais, videogames e diversos outros aparelhos necessitam de mais espaço para armazenamento.
É bastante comum também o uso de equipamentos auxiliares para a expansão de memória e o mais conhecido de todos é o cartão de memória, utilizado atualmente em praticamente todos os aparelhos citados anteriormente.
Contudo, este ainda é um tema bastante desconhecido, pois atualmente existem no mercado inúmeros modelos diferentes, muitas vezes disponíveis apenas para um tipo de aparelho o que acaba causando alguns problemas quando um novo eletrônico é adquirido. Para tentar esclarecer algumas destas dúvidas, publicamos agora um artigo tratando sobre as diferenças destes cartões de memória diferentes.
O que é um cartão de memória?
Falando um pouco mais tecnicamente, cartão de memória é um dispositivo de armazenamento baseado na tecnologia Flash, algo semelhante ao que ocorre com a memória RAM de seu computador.
A diferença é que o cartão de memória não perde seus dados ao acabar o fornecimento de energia (quando você desliga a câmera ou quando acaba a bateria), ao contrário do que ocorre com a memória RAM.
E quais os tipos de cartão existentes?
Existem ao todo seis grandes grupos diferentes de cartões de memória: CF, SM, MMC, MS, SD e XD. Alguns grupos possuem algumas outras versões o que significa que ao todo podem ser encontrados mais de 20 modelos diferentes deste equipamento. Falaremos agora um pouco sobre cada um desses seis grupos. Vamos lá?
CF – CompactFlash
Este foi o primeiro cartão a surgir no mercado em 1994 e é até hoje o modelo mais popular. Ele é utilizado principalmente em câmeras fotográficas digitais de diversas marcas e modelos e pode ser encontrado em diversas velocidades diferentes. Sua velocidade de transmissão funciona da seguinte maneira: um cartão CompactFlash 1x transfere dados a 150 KB/s o que significa que um CF 10x realizará a mesma tarefa a 10 x 150 KB/s, ou seja, 1,5 MB/s
CompactFlash
Seu consumo de energia em alto desempenho é de 65 mA (miliampéres) em 5 V (volts) ou 50 mA em 3,3 V e suas dimensões são as seguintes: Type 1 - 42,8 (L) x 3,3 mm (A) x 36,4 mm (C) / Type 2 - 42,8 (L) x 5,5 mm (A) x 36,4 mm (C) Este cartão pode ser encontrado em 8 capacidades diferentes: 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB, 2 GB, 4 GB, 8 GB e 100 GB (somente o Type 2). Ele é fabricado pela SanDisk e para maiores informações acesse o site da CF Association (clique para acessar).
SM – SmartMedia
Este cartão de memória cujo formato se assemelha a um disquete foi desenvolvido pela Toshiba em 1995 e seu nome original era Solid State Floppy Disk Card. Sua variação de capacidade é bastante inferior ao do CF: 2 MB, 4 MB, 8 MB, 16 MB, 32 MB, 64 MB e 128 MB. Sua taxa de transferência chega a 2 MB/s e ele se destaca por ser extremamente fino. Suas dimensões são as seguintes: 37 mm (L) x 0,7 mm (A) X 45 mm (C).
SmartMedia
Este padrão, que já não é mais utilizado, alcançou seu ápice no início dos anos 2000, quando duas grandes empresas fabricantes de câmeras digitais passaram a apoiar o formato. Contudo, a limitação quanto à sua capacidade (a máxima alcançava somente 128 MB ) foi um dos principais motivos de sua derrocada. O golpe final veio quando as empresas que apoiavam o formato – Fujifilm e Olympus – passaram a utilizar o xD.
xD – Extreme Digital
Outro formato originalmente desenvolvido pela Toshiba, o xD passou a ser produzido pela Fujifilm e pela Olympus a partir de 2002. Ele veio para substituir o SM, pois é menor e possui uma capacidade várias vezes maior. Sua versão original possui seis variações de capacidade: 32 MB, 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB e 1 GB. A capacidade das outras duas versões, Tipo H e Tipo M, podem chegar a 8 GB.
xD-Picture Card
A velocidade de transferência chega a 5 MB/s e suas dimensões são as seguintes: 20 mm (L) x 1,7 mm (A) x 25 mm (C). Apesar de suas vantagens, seu uso se restringe muito a câmeras digitais, o que faz com que venha perdendo força no mercado para outros formatos. Para mais informações acesse a seção xD Media do site da Olympus (clique para acessar).
MMC – MultiMediaCard
Lançado originalmente em 1997 é usado por diversas empresas da área da tecnologia, como HP, Samsumg e Nokia. Ele é fabricado pela SanDisk e pela Siemens e outros três modelos além do MMC original: o RS-MMC, MMC+ e o MMCmicro.
Este tipo de cartão, usado inicialmente para celulares e pagers, só passou a ganhar mais força através do uso em câmeras digitais, porém, sua representação no mercado atual é mínima. Suas dimensões são as seguintes: 24 mm (L) x 1,4 mm (A) x 32 (C). Sua capacidade de armazenamento chega a 4 GB (versão MMC+) e a taxa de transferência é de 2,5 MB/s. Maiores informações no site da MMC Association (clique para acessar).

MS – Memory Stick
Estes modelos de cartão foram criados e são utilizados em produtos da Sony. Alguns modelos da Konica Minolta e da Samsung também suportam este equipamento.
Sua fabricação fica por conta da própria Sony e também da SanDisk. Ao todo, são cinco modelos MS existentes no mercado: Standart, Pro, Duo, Pro Duo e Micro.
O tamanho é um dos diferenciais dentre as versões: as versões Standart e Pro possuem as mesmas dimensões – 21,4 mm (L) x 2,8 mm (A) x 50 mm.  As versões Duo são menores em relação às anteriores, porém iguais entre si: 20 mm (L) x 1,6 mm (A) x 31 (C). A versão Micro possui 25% do tamanho da Duo, é suportada por telefones celulares e pode ser usada como MS Duo em outros dispositivos através de um adaptador. Assim como as versões Duo, que com adaptador podem ser “transformadas” em Standart e Pro.
Outro fator que difere as versões são suas capacidades: MS Standart e Duo têm capacidade de até 128 MB, MS Pro armazena até 4 GB e Pro Duo até 16 GB. Maiores informações, acesse a página oficial do produto (clique para acessar).
SD – Secure Digital
A mais famosa marca de cartões de memória foi lançada originalmente em 1999, pela Panasonic, SanDisk e Toshiba e ao longo dos anos ganhou mais algumas versões: miniSD, micro SD, SDHC, miniSDHC e microSDHC. Como sempre acontece com estes equipamentos, a diferença básica das versões é seu tamanho e sua capacidade.
SD e SDHC
Os formatos SD e SDHC, possuem o mesmo tamanho – 24 mm (L)  x 2,1 mm (A) x 32 mm (C) – e mesma capacidade – máximo de 32 GB. Sua diferença fica na taxa de transferência maior presente no último. Cartões miniSD e miniSDHC possuem o mesmo tamanho - 20 mm (L) x 1.4 mm (A) x 21.5 mm (C), mas se diferenciam na capacidade máxima: 2 GB o primeiro e 8 GB o último. Além disso, a velocidade de transferência é maior no último.
miniSD/miniSDHC e microSD/microSDHC
O microSD e  o microSDHC também possuem o mesmo tamanho: 15 mm (L) x 1 mm (A) x 11 mm (C). Suas capacidades também são iguais, 16 GB, e a diferença fica pela velocidade de transferência maior no último. Para maiores informações acesse o site da SD Association (clique para acessar).
COMPARATIVO

Padrão Universal
Apesar de toda a praticidade de um cartão de memória, afinal você tem em suas mãos um expansor de memória minúsculo e normalmente com grande capacidade, um ponto deve ser ressaltado. Diferentemente de outros equipamentos, os cartões de memória ainda não possuem um formato universal.
Isso causa um contratempo pelo qual muitos de vocês, caros leitores, já devem ter passado. O que acontece é o seguinte: ao adquirir uma câmera digital de uma determinada marca, você compra também o cartão de memória compatível.
Depois de algum tempo você resolve trocar de câmera e então o cartão antigo não é suportado pelo novo aparelho, pois é de uma marca diferente.
Ou então você possui uma câmera digital, uma filmadora digital e um videogame portátil que utiliza cartão de memória para armazenar dados. É muito provável que será necessário um cartão de memória diferente para cada aparelho, pois dependendo de suas marcas, cada aparelho terá suporte a um modelo de cartão diferente.
Um bom exemplo de formato universal é o USB, padrão utilizado por celulares, videogames, câmeras, reprodutores de mídia portáteis, pen drives, filmadoras e diversos outros eletrônicos. Seu computador possui portas de entrada USB e elas são iguais. Qualquer aparelho que utilize este formato terá o plug de saída igual, o que facilita sobremaneira a vida dos usuários.
UFS: O padrão universal para cartões de memória
De uns anos para cá, contudo, a indústria de cartões de memória parece estar caminhando nesta direção. O órgão para padronização de engenharia e semicondutores dos Estados Unidos, JEDEC (Conselho Conjunto para Engenharia de Dispositivos de Elétrons), propôs a criação do UFS (Universal Flash Storage ou, em português, Armazenamento Universal em Flash), um padrão universal para cartões de memória. Esta ideia é apoiada por gigantes da indústria eletrônica como Samsung, Nokia e Sony Ericsson e deve estar finalizada em 2009.
Mais uma vez nós do Baixaki elaboramos um levantamento com informações pertinentes a um item cada vez mais corriqueiro na vida de nossos usuários/leitores. Esperamos ter esclarecido algumas de suas dúvidas. Agora é a sua vez! Deixem seus comentário, suas dúvidas, suas críticas e/ou suas sugestões a respeito deste assunto.

Top 10 Placas de Video

Se você tem dúvidas na hora de escolher a sua placa de vídeo, que tal escolher uma das 10 melhores!




À 3 anos atrás, a AMD anunciou a compra da indústria canadense de placas gráficas ATI, em um negócio que envolveu cerca de £2,9 bilhões.



Na época, a ATI estava passando por sérios problemas na competição com as GeForce da Nvidia.



Em 2008, a AMD finalmente lançou uma geração competitiva, com excelentes resultados gráficos, a série 4000.



Hoje, as placas Radeon da AMD ocupam uma fatia bem expressiva do mercado de placas gráficas. Embora não tenha o que se poderia chamar de um preço atrativo, a Radeon HD 5970 é hoje a placa gráfica mais rápida do mercado.



Como outro diferencial, a ATI já possui hoje uma completa gama de produtos compatíveis com o novo DirectX 11, enquanto a Nvidia ainda está para lançar a sua primeira placa com essa tecnologia.



Vamos parar de conversa fiada e vamos ver quais são as 10 melhores e mais poderosas placas da atualidade.



10. ATI Radeon HD 4870



Essa placa revolucionou o mercado. Ofereceu um pouco menos de performance do que a GeForce GTX 280 – líder da época – mas custava metade do preço. É encontrada hoje por menos de £100.



9. Nvidia GeForce GTX260 AMP! (Zotac)



A GeForce 260 original era bem rápida, mas a Zotac se superou e criou a versão com overclock AMP2. Se tornou umas das melhores ofertas da Nvidia – oferecendo quase a mesma performance de uma 280, mas custando bem menos. Custa hoje cerca de £140.



8. ATI Radeon HD 4890




A 4890 foi basicamente uma versão turbinada do sucesso de vendas 4870. A frequência de operação foi aumentada para 850MHZ.



Mesmo assim, a velocidade de clock ainda podia ser aumentada para 900MHZ até 975MHZ. É encontrada na faixa de £130.



7. Nvidia GeForce GTX275





Essa placa tem um dos melhores desempenhos agregados a um bom custo. Não existe nenhuma placa abaixo dos £160 que atinja os benchmarks alcançados por essa placa. Chega a superar em determinadas situações a GTX 280 que custa £200 a mais.



6. ATI Radeon HD 5850





Como previsto pelo seu nome, essa placa tem performance um pouco abaixo da 5870.



O seu core, denominado Cypress Pro, possui uma velocidade de 725MHZ com 1440 shaders. É encontrada na faixa de £209.



5. ATI Radeon HD 4870X2





A 4870X2 é uma placa dual-GPU – essencialmente une o poder de processamento de duas 4870 em uma única placa.



Em termos de especificações de hardware, uma das áreas em que placas gráficas com dual GPU fracassaram, no passado, foi na disponibilidade de memória e largura de banda. Mas não aqui. A X2 atinge realmente 3.6GHZ (a taxa efetiva de dados) GDDR5.



Tão importante quanto, cada GPU possui plenos 1GB de memória. Sim, este é um cartão monstro com 2GB de memória.



4. Nvidia GeForce GTX285





A 285 é a placa gráfica single mais rápida feita hoje pela Nvidia. Deverá permanecer nesse posto até que seja lançada a nova linha Fermi com DirectX 11. Essa placa apresenta excelentes resultados. Tecnicamente, a 285 representa um update na ainda não extinta GTX 280.



Custa hoje cerca de £300.



3. ATI Radeon HD 5870




A ATI Radeon 5870 é hoje a placa gráfica single mais rápida do mundo. Não é só isso, é simplesmente o chip de computador mais poderoso que já vimos de qualquer espécie, graças a ele são alcançados três teraflops de poder de processamento.



Se a AMD tivesse colocado a placa a £200, mesmo preço de lançamento da 4870, estaríamos elogiando a 5870 como o melhor placa gráfica de todos os tempos.



Ainda é muito, muito boa placa. Mas, a £300 isso se torna muito menos relevante. Com o passar do tempo acreditamos que essa distorção seja corrigida.

Não podemos esquecer que em breve teremos as placas Nvidia com DirectX 11.



2. Nvidia GeForce GTX295




Esta placa gráfica dual GPU é um monstro absoluto. Pode ser comprada por pouco menos de £500, que é bastante caro, mas você estará adquirindo uma placa realmente poderososa.



É uma placa extremamente rápido e, como pode ser visto na imagem, o modelo em questão é refrigerado a água. Se você não possui uma placa mãe, kit de memória, CPU e SSD de alta qualidade – você estará desperdiçando seu dinheiro. Igualmente, se você tem uma tela menor que 26-polegadas de tamanho, você não vai notar a diferença entre este e alguns outros modelos, bem mais baratos, já mostrados inclusive nessa matéria.



1. ATI Radeon HD 5970





E aqui está ela, a dual-GPU ATI Radeon HD 5970, a placa gráfica mais rápida do mundo. Temos que agradecer aos deuses de silício por nos trazerem esta maravilha tecnológica.



É maior e mais rápida do que qualquer placa gráfica que já testamos, e abriga muito mais tecnologia do que você poderíamos imaginar.



Mas, por quase £600, vale a pena? Bem, como com a GTX295, se você possui um monitor de 30′ e o dinheiro nunca foi um problema, então talvez você poderia considerar a compra. Caso contrário, você estaria melhor servido com a 5870.



Postagens populares