Top 10 Placas de Video

Se você tem dúvidas na hora de escolher a sua placa de vídeo, que tal escolher uma das 10 melhores!




À 3 anos atrás, a AMD anunciou a compra da indústria canadense de placas gráficas ATI, em um negócio que envolveu cerca de £2,9 bilhões.



Na época, a ATI estava passando por sérios problemas na competição com as GeForce da Nvidia.



Em 2008, a AMD finalmente lançou uma geração competitiva, com excelentes resultados gráficos, a série 4000.



Hoje, as placas Radeon da AMD ocupam uma fatia bem expressiva do mercado de placas gráficas. Embora não tenha o que se poderia chamar de um preço atrativo, a Radeon HD 5970 é hoje a placa gráfica mais rápida do mercado.



Como outro diferencial, a ATI já possui hoje uma completa gama de produtos compatíveis com o novo DirectX 11, enquanto a Nvidia ainda está para lançar a sua primeira placa com essa tecnologia.



Vamos parar de conversa fiada e vamos ver quais são as 10 melhores e mais poderosas placas da atualidade.



10. ATI Radeon HD 4870



Essa placa revolucionou o mercado. Ofereceu um pouco menos de performance do que a GeForce GTX 280 – líder da época – mas custava metade do preço. É encontrada hoje por menos de £100.



9. Nvidia GeForce GTX260 AMP! (Zotac)



A GeForce 260 original era bem rápida, mas a Zotac se superou e criou a versão com overclock AMP2. Se tornou umas das melhores ofertas da Nvidia – oferecendo quase a mesma performance de uma 280, mas custando bem menos. Custa hoje cerca de £140.



8. ATI Radeon HD 4890




A 4890 foi basicamente uma versão turbinada do sucesso de vendas 4870. A frequência de operação foi aumentada para 850MHZ.



Mesmo assim, a velocidade de clock ainda podia ser aumentada para 900MHZ até 975MHZ. É encontrada na faixa de £130.



7. Nvidia GeForce GTX275





Essa placa tem um dos melhores desempenhos agregados a um bom custo. Não existe nenhuma placa abaixo dos £160 que atinja os benchmarks alcançados por essa placa. Chega a superar em determinadas situações a GTX 280 que custa £200 a mais.



6. ATI Radeon HD 5850





Como previsto pelo seu nome, essa placa tem performance um pouco abaixo da 5870.



O seu core, denominado Cypress Pro, possui uma velocidade de 725MHZ com 1440 shaders. É encontrada na faixa de £209.



5. ATI Radeon HD 4870X2





A 4870X2 é uma placa dual-GPU – essencialmente une o poder de processamento de duas 4870 em uma única placa.



Em termos de especificações de hardware, uma das áreas em que placas gráficas com dual GPU fracassaram, no passado, foi na disponibilidade de memória e largura de banda. Mas não aqui. A X2 atinge realmente 3.6GHZ (a taxa efetiva de dados) GDDR5.



Tão importante quanto, cada GPU possui plenos 1GB de memória. Sim, este é um cartão monstro com 2GB de memória.



4. Nvidia GeForce GTX285





A 285 é a placa gráfica single mais rápida feita hoje pela Nvidia. Deverá permanecer nesse posto até que seja lançada a nova linha Fermi com DirectX 11. Essa placa apresenta excelentes resultados. Tecnicamente, a 285 representa um update na ainda não extinta GTX 280.



Custa hoje cerca de £300.



3. ATI Radeon HD 5870




A ATI Radeon 5870 é hoje a placa gráfica single mais rápida do mundo. Não é só isso, é simplesmente o chip de computador mais poderoso que já vimos de qualquer espécie, graças a ele são alcançados três teraflops de poder de processamento.



Se a AMD tivesse colocado a placa a £200, mesmo preço de lançamento da 4870, estaríamos elogiando a 5870 como o melhor placa gráfica de todos os tempos.



Ainda é muito, muito boa placa. Mas, a £300 isso se torna muito menos relevante. Com o passar do tempo acreditamos que essa distorção seja corrigida.

Não podemos esquecer que em breve teremos as placas Nvidia com DirectX 11.



2. Nvidia GeForce GTX295




Esta placa gráfica dual GPU é um monstro absoluto. Pode ser comprada por pouco menos de £500, que é bastante caro, mas você estará adquirindo uma placa realmente poderososa.



É uma placa extremamente rápido e, como pode ser visto na imagem, o modelo em questão é refrigerado a água. Se você não possui uma placa mãe, kit de memória, CPU e SSD de alta qualidade – você estará desperdiçando seu dinheiro. Igualmente, se você tem uma tela menor que 26-polegadas de tamanho, você não vai notar a diferença entre este e alguns outros modelos, bem mais baratos, já mostrados inclusive nessa matéria.



1. ATI Radeon HD 5970





E aqui está ela, a dual-GPU ATI Radeon HD 5970, a placa gráfica mais rápida do mundo. Temos que agradecer aos deuses de silício por nos trazerem esta maravilha tecnológica.



É maior e mais rápida do que qualquer placa gráfica que já testamos, e abriga muito mais tecnologia do que você poderíamos imaginar.



Mas, por quase £600, vale a pena? Bem, como com a GTX295, se você possui um monitor de 30′ e o dinheiro nunca foi um problema, então talvez você poderia considerar a compra. Caso contrário, você estaria melhor servido com a 5870.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares