pc mais rapido do mundo

Saiu a lista semestral dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo, e pela terceira vez o chinês Tianhe-2 faz os rivais comerem poeira. A supermáquina instalada na Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa do país tem velocidade de processamento de 33,86 petaflop/s (33 trilhões de operações em ponto flutuante por segundo). Para ter uma ideia, Cray, o segundo colocado da lista, atinge um pouco mais da metade desse valor.
A lista é praticamente igual à última edição. A única novidade entre os primeiros colocados é o aparecimento de outra máquina Cray, do governo dos EUA, cuja localização não foi divulgada. O país, aliás, detém a maioria dos supercomputadores da lista, com 233 unidades, 32 a menos que na pesquisa anterior. A China, por sua vez, subiu de 63 para 76 supermáquinas.
Entre as fabricantes de supercomputadores, a HP registra o maior número no ranking, com 182. Em segundo lugar fica a IBM com 164 e em 3º a Cray, com 51.
Segundo a organização, a taxa de crescimento de computadores superpotentes está estabilizando. Em comunicado à imprensa, a Top 500, organizadora do levantamento, definiu o nível de crescimento das máquinas como “historicamente baixo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares