Cooler, pra que? Vem ai o processador auto-refrigerado

Quem trabalha com manutenção de computadores, estuda computação ou até mesmo tem conhecimento de eletrônica, sabe que um dos maiores problemas físicos e limitadores da performance de um computador é o aquecimento. Com a onda dos portáteis, ficou cada vez mais imperativa a necessidade dos engenheiros desenvolverem processadores cada vez menores e econômicos, de forma a esquentar menos e sem perder a performance. O uso do cooler para refrigeração de portáteis tem suas limitações devido ao tamanho, por motivos óbvios: coolers potentes e eficientes são grandes, consomem recursos e espaço. Mas, eis que algo realmente inovador e surpreendente surge para acabar com essa limitação. São os exaustores de estado-sólido.


Desenvolvido pela Thorrn Micro, o exaustor de estado sólido produz uma corrente de ar até três vezes maior que a produzida por um cooler comum, e com a vantagem de ocupar apenas um quarto do tamanho. Por não possuir componentes móveis, além de ser super compacto, é silencioso e apresenta um reduzido consumo de energia.

Thorrn Micro Technologies is extending the limits of air-cooling for electronic devices. We have developed an ultra-thin, silent and light-weight cooling system for mobile electronics. The critical innovation in the cooling system is a miniature solid-state fan that blows air like a typical rotary fan but without any moving parts. The solid-state fan uses a proprietry technology which is based on the principle of electro-aerodynamic pumping. (thorrn.com)

Veja uma imagem do protótipo:

Possuindo apenas 15 mm x 15 mm x 2 mm de espessura, o RSD5 – como foi batizado – é formado por fios em série que produz plasma em micro-escala, que, ao serem percorridos por uma corrente elétrica, empurram as moléculas de ar do fio para a placa, gerando uma corrente de ar de 2,4 metros por segundo (m/s). Para se ter uma idéia da capacidade, em média, os maiores coolers mecânicos geram uma corrente de ar de até 1,7 metros por segundo (m/s).

“A tecnologia tem potência para resfriar um chip de 25 watts utilizando um dispositivo de menos de 1 centímetro cúbico e um dia poderá ser integrada no silício para se produzir chips auto-refrigerados,” (Dan Schlitz, um dos criadores do exaustor de estado sólido)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares