OmniTouch transforma qualquer superfície em interface por toques


Promoção de Publicação com apoio de MASTER QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.

Nome: Israel Espindula
Cidade: Torres


OmniTouch transforma qualquer superfície em interface por toques


Da pele para qualquer coisa

Em 2010, pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, criaram uma tecnologia inédita de interface, que permite transformar a própria pele em um teclado virtual.

Eles a batizaram de Skinput -
uma mescla de skin (pele)
 e nput (entrada de dados).





Um pico-projetor superpõe teclados

e outros controles em qualquer superfície, ajustando-se automaticamente ao formato e orientação da superfície.[Imagem: CMU]



• Skinput: pele substitui touchpads e telas sensíveis ao toque

Agora, em colaboração com a Microsoft Research, eles aprimoraram a tecnologia e a rebatizaram de OmniTouch - uma tecnologia que transforma qualquer superfície em uma interfacepor toque.

Como não poderia deixar de ser, a OmniTouch incorporou a tecnologia do Kinect, que substituiu os sensores acústicos por uma câmera para rastrear os dedos do usuário sobre as superfícies.

O ganho é que os controles podem ser projetados em qualquer superfície, sem exigir a instalação dos sensores.
A nova tecnologia de interface é promissora, mas precisa primeiro ganhar um banho de mobilidade. [Imagem: CMU]

Banho de mobilidade

Um pico-projetor superpõe teclados e outros controles em qualquer superfície, ajustando-se automaticamente ao formato e orientação da superfície, de forma a evitar distorções das imagens projetadas, permitindo que até braços e mãos transformem-se em interfaces usáveis.

A câmera detectora de profundidade do Kinect, por sua vez, rastreia os dedos em 3D, simulando com grande realismo uma tela sensível ao toque na superfície onde a imagem está projetada.

"É concebível que qualquer coisa que você faça hoje nos dispositivos móveis, você será capaz de fazer na sua mão usando o OmniTouch," afirmou Chris Harrison, criador do Skinput original e membro da equipe que fez o upgrade para o OmniTouch.

Digitar o número do telefone na palma da mão ou projetar um teclado qwerty sobre a carteira ou o caderno realmente parecem ser alternativas promissoras.

Antes, porém, a tecnologia terá que ela própria receber um banho de mobilidade: o aparato requer um suporte sobre os ombros, nada simpático e nem um pouco prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares